Ensino de qualidade e preparo dos professores

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que o ensino de qualidade é uma meta que só pode ser atingida com bons professores. Logo, é essencial que as escolas contêm com profissionais apaixonados pelo que fazem e tecnicamente bem-preparados para planejar e executar as atividades de ensino. Afinal, bons professores são fundamentais para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos escolares, bem como, são mais aptos a fazer a gestão da aprendizagem.

É bem verdade que os problemas da educação brasileira não estão restritos à escola ou, muito menos, a ação cotidiana dos professores. Definitivamente, se sabe que os resultados da escolarização estão atrelados a questões sociais. Ou seja, historicamente o insucesso escolar localiza-se em grupos sociais específicos. Recorrência que inviabiliza pensar os problemas do ensino exclusivamente a partir da sala de aula.

Apesar disso, tal consciência não pode desembocar em um pessimismo pedagógico que nos leve a concluir que nada temos a fazer diante das determinações sociais.

Segundo Paulo Freire,

“Se a eduação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”

Nesse sentido, acreditarmos que a educação desempenha um papel fundamental na construção de sujeitos e identidades sociais, a importância dos professores durante este processo torna-se, inequivocamente, essencial.

A motivação e o preparo técnico do professor se apresentam como fatores decisivos na efetivação das aprendizagens discentes.

Bons professores são a base para uma mediação eficiente, alunos motivados, aulas instigantes ea prendizagens efetivas
Bons professores são a base para um ensino de qualidade: mediação eficiente, alunos motivados, aulas instigantes e aprendizagens efetivas

A motivação do professor como catalizador da aprendizagem

Os vínculos positivos do professor em relação aos conteúdos que ele ministra desencadeiam um “efeito contagioso” no interesse dos alunos. Português, matemática, história, física… tornam-se objeto de curiosidade para alunos de professores apaixonados pelo que ensinam.

Isto porque, como seres sociais, somos motivados a compartilhar um senso de identidade. Fenômeno que se realiza por meio da imitação de comportamento, emoções e opiniões.

Um exemplo disso está expresso nos resultados de todas as edições da pesquisa Retratos da Literatura no Brasil. Os dados sobre os fatores que mais influenciam na hora de escolher um livro ou autor para ler indicam que professores são os maiores influenciadores do hábito da leitura. Se o professor gosta de ler, pode cativar os alunos.

O preparo técnico do professor como viabilizador da gestão da aprendizagem

Professores são profissionais especialmente formados para ensinar. E, sem dúvida, sólidos conhecimentos e habilidades profissionais são elementos indispensáveis para que o professor possa fazer a gestão das aprendizagens na sala de aula.

Afinal, é com base nos seus saberes que estes profissionais analisam, interpretam e fazem as mediações necessárias às aprendizagens. Ocorre que o saber docente integra vários saberes derivado de diferentes fontes.

Exemplificando:

  • quando um professor ensina conteúdos matemáticos nos anos iniciais coloca em ação saberes disciplinares, curriculares, profissionais e experienciais.
  • quando planeja e executa atividades de ensino para alunos surdos utiliza, estrategicamente saberes da formação e experiência.

A permanente atualização dos professores em relação aos saberes necessários à prática é, para além de um desafio, uma demanda constante para instituições que pretendem manter um ensino de qualidade. Visto que, as rápidas e constantes mudanças do mundo atual ensejam um processo contínuo de aprimoramento das formas de ensinar.

A sociedade muda o tempo todo. A própria compreensão do que se entende por ensino de qualidade também muda. Como também, mudam os desafios com os quais as escolas se deparam e que se tornam, a cada mudança, mais complexos e diversificados.

Diante de novos desafios educacionais para manter um ensino de qualidade são necessárias novas soluções – nenhuma solução educacional é definitiva.
Diante de novos desafios educacionais para manter um ensino de qualidade são necessárias novas soluções – nenhuma solução educacional é definitiva.

Consequentemente, a implementação de uma formação personalizada para os professores pode significar um Up na qualidade do ensino.


Conheça os planos de formação da Profs-Intelecto.

Conte conosco para desenvolver um trabalho voltado ao desenvolvimento da motivação e dos saberes técnicos de sua equipe de professores .

Pages

Posts by category

Meus modelos

By admin

A Profs-Intelecto consiste em uma empresa de formação continuada de professores. Produz e compartilha saberes didático-pedagógicos substanciados na pedagogia contemporânea e opera na atualização e qualificação das intervenções didático-pedagógicas realizadas pelos professores, a fim de contribuir para melhoria do desempenho cognitivo dos estudantes.  A Profs-Intelecto atua nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, prestando consultoria e assessoria educacional para escolas públicas e privadas e ofertando atividades formativas a profissionais de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *