Débora Mallmann
Luíza Rolla
Tanilene Persch

Promovendo o Protagonismos dos estudantes no ensino híbrido

aprendizagem ativa: significando os conhecimentos e conectando-os à realidade

Em 2021, em decorrência da impossibilidade de uso dos Laboratórios de Ciências da escola durante as aulas remotas, foi criado um projeto de Ciências da Natureza relacionado à aplicação do método científico. Assim, o principal objetivo daquele projeto foi adaptar os recursos disponíveis em casa pelos os estudantes para desenvolver de modo prático as habilidades de identificar um problema, formular hipóteses, observar os experimentos e confirmar ou refutar hipóteses formuladas.

As atividades foram realizadas com 258 estudantes, matriculados em 9 turmas de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foi organizado pelas professoras Débora Mallmann e Luiza Coelho de Souza Rolla, responsáveis pelo planejamento da área, em parceria com a professora Tanilene Poersch, assessora de Ciências/Biologia da escola, sendo aplicado pelas 9 professoras titulares das turmas.

fungos no processo de decomposição e o papel do Sol como fonte primária de energia

4ºano

Conforme previsto na BNCC para o 4º ano, o trabalho de identificação da participação dos fungos no processo de decomposição e o papel do Sol como fonte primária de energia foi realizado com uma sequência de experimentos práticos. Para a compreensão do que são hipóteses, os estudantes foram questionados sobre o que aconteceria se armazenássemos pães em diferentes condições experimentais. Foi construído um quadro colaborativo para que as hipóteses fossem registradas. Ao final do tempo proposto, realizou-se a análise dos resultados com o uso da ferramenta Wordwall, onde todas as hipóteses foram sorteadas para a verificação. Ainda buscando o confronto de hipóteses, foram discutidas as condições ambientais ideais para que os lactobacilos se reproduzissem, transformando o conteúdo de um litro de leite e um potinho de iogurte em um litro da bebida. Em outro momento eles observaram o crescimento de sementes de feijão plantadas sob diferentes condições de luminosidade.

Considerando o planejamento e execução pelos professores, foram utilizadas as ferramentas de Jamboard e Wordwall, folhas com atividades estruturadas, vídeos produzidos pela assessora do Laboratório de Biologia com as orientações necessárias para a organização dos experimentos. Para os experimentos produzidos pelas crianças, em casa: 1. atividade sobre fungos no processo de decomposição utilizou-se 3 fatias/pedaços de pão, 6 sacos plásticos, 6 pedaços pequenos de algodão, barbante, etiqueta ou caneta para escrita no plástico. 2. para produção de iogurte são necessários 1 copo de iogurte natural, 1 litro de leite integral, recipiente como uma leiteira, pano de prato e colher. 3. na análise de crescimento vegetal utilizou-se 5 copos de plásticos vazios e higienizados (de iogurte, margarina, pet), 5 buchinhas de algodão, 15 grãos de feijão, pedaços de papel celofane nas cores azul, verde, vermelho e transparente medindo 8 cm x 8 cm e 4 atilhos. (Ver IMAGEM 1 – lista de materiais apresentada aos estudantes). 

As propostas foram feitas durante o período das aulas exclusivamente on-line, os estudantes receberam as orientações e produziram o material a ser analisado em casa. A proposta pode também ser aplicada em sala de aula ou como tarefa de casa, bastando que os estudantes sejam devidamente orientados quanto à montagem dos experimentos e sobre as etapas do método científico. Em outros contextos econômicos os experimentos também são aplicáveis, tendo em vista que, caso seja feito em sala de aula, não se faz necessário uma amostra para cada estudante em nenhum dos procedimentos experimentais. As orientações podem ser disponibilizadas em folha estruturada ou por vídeos a serem disponibilizados em plataforma on-line.

O projeto envolveu os estudantes a partir do momento em que eles organizaram os materiais necessários, analisaram individualmente seus experimentos e produziram os devidos registros. O planejamento do trabalho foi essencial, pois direcionou as orientações e provocações feitas levando os estudantes ao protagonismo na produção de hipóteses, comparação dos resultados obtidos com os dos colegas, argumentação, justificativa de suas hipóteses e elaboração de suas conclusões. Foram desenvolvidas habilidades com operações mentais globais, pois os estudantes tiraram conclusões a partir de suas observações e produziram argumentos para justificá-las. Constatou-se que, em situações similares, eles compreendiam o que ocorria, principalmente em relação ao desenvolvimento de fungos e bactérias em alimentos armazenados em locais inadequados. Acreditamos na aprendizagem ativa, a partir da qual o estudante constrói seus conhecimentos de acordo com observações e análise da realidade, significando-os e conectando-os à realidade em que vive.

Imagens

Referência das imagens

*Fonte: elaboração das autoras.

**Fonte: produção do estudante PHH.

O programa COMPARTILHA é um espaço de compartilhamento de boas práticas. O intercâmbio de conhecimentos e ideias entre pares consiste num elemento fundamental para a contínua atualização e aperfeiçoamento da formação docente. 

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By admin

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