Cristiane Benelli
Quem nunca se identificou com um personagem da literatura a ponto de eleger sua história como livro favorito? Quantas vezes você se pegou falando de um personagem como se ele fosse real?
A identificação leitor-personagem se dá através do laço emocional estabelecido. A partir do momento em que o leitor se sente parte da narrativa, ele faz dela ” sua casa”, permanecendo conectado com a obra.
Uma narrativa recheada de personagens interessantes vivendo um enredo criativo é garantia de sucesso para despertar o interesse pela leitura. O leitor não apenas sente-se seduzido pela história apresentada, mas também pelas atitudes do personagem dentro dela. Assim, enquanto lê, vive todas as situações como se fosse o personagem, projetando-se no texto.
Neste sentido, o trabalho com Literatura Infanto-juvenil na escola pode e deve possibilitar as mais variadas formas de encontros entre leitor-personagem, estreitando seus laços e construindo sentidos para a narrativa.
Ao desafiar o aluno a viver o personagem, por exemplo, estamos proporcionando a ele a vivência e experiência das mais variadas circunstâncias e sentimentos. Assim, o texto ganha vida através da imaginação e atuação do leitor.
A proposta de dar vida a um personagem da literatura, além de aproximar o aluno do mundo literário, faz com que ele partilhe suas aventuras com diferentes grupos. Semear a curiosidade e a fantasia enriquece a bagagem literária de todos os envolvidos. A literatura favorece viver este jogo dramático e nós, educadores, não podemos perder esta oportunidade.