Gabbie Faleiro
A escassez de materiais adaptados para alunos surdos é uma problemática que faz parte da caminhada pedagógica de quem trabalha na área da surdez. Dentro desse curso irei compartilhar minha experiência na alfabetização de surdos, dando ênfase à metodologia de ensino (parte prática) e à construção e adaptação de jogos e materiais didáticos para alfabetização de crianças surdas.
Quanto tempo você já perdeu procurando materiais específicos para alfabetização de surdos, encontrando somente materiais direcionados ao ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)?
Já pensou em você mesmo elaborar seu próprio material pedagógico e produzir materiais que sejam realmente significativos e estejam alinhados com seu objetivo de trabalho?
Então quero compartilhar com você minha experiência e mostrar que é possível adequar a metodologia de trabalho na área da educação de surdos dentro da perspectiva bilíngue de forma simples, descomplicada e eficaz!
Nesse espaço irei oportunizar possibilidades para que você, professor, seja capaz de construir e adaptar seus próprios materiais de acordo com as especificidades linguísticas de seus alunos.
E sabe o que é mais legal? Vou te mostrar como criar utilizando recursos tecnológicos acessíveis e intuitivos, que vão auxiliar no seu trabalho e principalmente no desenvolvimento dos alunos, tanto na aquisição da LIBRAS (L1) quanto na aquisição do Português (L2) na modalidade escrita.
Sou professora na rede municipal de Canoas há 6 anos, sou apaixonada pela minha profissão e gosto de reinventar e inovar minhas práticas, vivências e materiais didáticos para contribuir no desenvolvimento dos surdos.
Quando ingressei na escola bilíngue para surdos percebi que tudo o que eu havia aprendido na faculdade e nos cursos de especializações não faziam sentido na sala de aula. A busca incessante, muitas vezes sem sucesso, por materiais que pudessem auxiliar e acrescentar no meu fazer pedagógico, perfis de alunos não estudados em pós-graduação e principalmente, os desafios diários da prática pedagógica, tornavam minha prática sem sentido e uma profissional frustrada.
Cansei de esbarrar com a falta de material adequado às especificidades linguísticas dos alunos e principalmente com metodologia e materiais destinados aos estudantes ouvintes. A inquietação sempre foi grande e continua sendo, prática diária que remete a pensar, repensar e reconstruir a vivência pedagógica diariamente.
Diante desse entrave, em 2017 a equipe diretiva desafiou os professores a produzirem materiais adaptados à metodologia de ensino bilíngue, contemplando suas próprias disciplinas e as singularidades de cada aluno. A minha cabeça era um turbilhão de ideias, mas não sabia como executá-las, por onde começar, como fazer e onde fazer.
Entretanto, o desafio e a possibilidade de construir um material específico para atender as necessidades da minha turma, me fez adquirir e desenvolver novas habilidades, buscando conhecimento teórico e prático no uso das tecnologias para adaptar e elaborar materiais para alfabetização de surdos, contribuindo para o desenvolvimento deste trabalho. Inclusive, obtendo destaque com o “Melhor Projeto Elaborado” através da Plataforma Google for Education, no município de Canoas.
Venha comigo nesse desafio! O resultado do seu trabalho só depende de você!