Nos últimos anos, ao desafio de incorporar as novas tecnologias no ensino, soma-se a demanda de lidar com os efeitos nocivos da hiperconectividade nas populações em idade de escolarização.
“Não vou estudar pra ficar aguentando desaforo dos filhos dos outros.”
Este foi o relato que ouvi sobre a motivação para desistir de cursar uma licenciatura.
O Censo da Educação Superior, realizado em 2021 indicou que apenas 15% dos estudantes que ingressaram no ensino superior optaram por licenciatura. O comparativo entre os dados das edições de 2020 e 2021 permite perceber que houve redução de 4 pontos percentuais na demanda por cursos de formação de professores.
No dia 16 de maio, foram divulgados os resultados de um estudo internacional que avaliou em 2021 a leitura de estudantes do 4º ano do ensino fundamental – o Estudo Internacional de Progresso em Leitura. Nesta avaliação, o Brasil teve um resultado inferior a 58 dos 65 países e regiões participantes. Ficando atrás de nações pobres, como Azerbaijão e Uzbequistão.
As ofensas racistas contra o jogador Vinicius Jr. no domingo estiveram entre os assuntos mais comentados desta semana.
A intensa repercussão nos noticiários e nas redes sociais sobre as manifestações racistas por parte dos torcedores do Valência na Espanha, produziu pronunciamentos de solidariedade ao jogador e repúdio ao – nada incomum – racismo no futebol.
E na escola? Como a temática foi acolhida?